NEWS

Luiz Millan

Tocando nas nuvens

Diário do Comércio
São Paulo, 07 de outubro de 2011.

Tocando nas nuvens
Aquiles Rique Reis

Disco de Luiz Milan. Bom compositor,

Entre Nuvens (independente) é o primeiro

letrista inspirado, o trabalho é um belo cartão de visita, A partir dele, sua passagem pela grande porta da música brasileira de qualidade se mostra real.

Michel Freidenson (arranjador e diretor musical) deu ao seu teclado e às flautas de Léa Freire (com direito a saboroso fraseado da flauta baixo) a responsabilidade de começar E o Palhaço Chorou (Mazar Terra e Luiz Milan), música que abre os trabalhos, Junto com eles vão os violinos de Luiz Amato e Esdras Rodrigues, a viola de violoncelo de Adriana Holtz.

O som resultante cria a beleza que deságua no doce cantar de Ana Lee. O chorinho de boa cepa segue brejeiro. O teclado toca notas de suave requinte. A cortina do naipe de cordas deságua na amplidão da boa música. Afinada que só ela, Ana Lee dá à melodia o valor que enriquece os versos de Milan e a harmonia de Mozar.

“Aminha máquina escreve letras sem pudor/ E frases perdidas entre a metafísica e o amor”, versos de Montparnasse (Plínio Cutaite Luiz Milan), traduzem o objetivo poético de Milan. Para cantá-los, Consiglia Latorre… Deus do céu! O que é a voz dela? Agudos límpidos, emoção à flor da pele, respiração impecável… O acordeom (Toninho Ferragucci) e o piano iniciam a canção quase frágil tamanha é sua delicadeza. O acordeom se destaca. O violão toca a harmonia, porém se faz protagonista num breve dedilhar de notas unissonas com o canto. O intermezzo de acordeom e violão, com o piano a fazer-lhes
cama, é especial.

Ana Lee inicia Mito (Luiz Milan e Ivan Miziara), uma das quatro músicas do CD para as quais Luiz Milan criou a melodia, não os versos. Mais uma vez, o arranjo de Freidenson usou cordas e teclado, além de baixo (Sylvinho Mazzucca), cuja pegada reforça a levada sem tirar lhe a suavidade, e bateria (Alex Duarte),
(quese vale dos pratos para acentuar a força dos versos, sem, no entanto, encobri-los. Tudo isso encarrega-se de vestir uma das mais belas canções do CD. Canção que parece feita para a voz de Ana Lee, pois, ao cantá-la transforma-a numa ode à paixão. O intermezzo de teclado e cordas é belo em sua
fortaleza. Ao retomar o canto, Ana Lee delicia-se com palavras; “Tens esta partitura/ Nas vértebras finas/ Tua música pura! Rima íntima”.

Outono (Luiz Milan e Michel Freidenson), um dos dois temas instrumentais do CD tem no sax soprano de Teco Cardoso o ponto de partida. O teclado o acompanha. As cordas também. Mais um belo arranjo de Michel. O acordeom de Ferragucci chega para aumentar a temperatura e o prazer de fazer da música fonte de deleite estético.

Instrumentistas, cantoras, compositores, arranjadores, um grupo coeso que só ratifica 2 excelência musical, instrumental, vocal e poética de um trabalho que abre a possibilidade demais um compositor se juntar ao time dos que fazem da música brasileira a mais rica e diversificada do mundo: Luiz Milan.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPBA.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Siga-me nas redes sociais

Categorias

Mais vistos

On Key

Related Posts

Dois Por Dois

CORREIO POPULAR Campinas, quarta-feira, 12 de agosto de 2020 Dois compositores, dois instrumentistas e uma cantora Preparem-se para notar a qualidade de um belo CD