NEWS

Tocando nas nuvens

Diário do Comércio
São Paulo, 07 de outubro de 2011.

Tocando nas nuvens
Aquiles Rique Reis

Disco de Luiz Milan. Bom compositor,

Entre Nuvens (independente) é o primeiro

letrista inspirado, o trabalho é um belo cartão de visita, A partir dele, sua passagem pela grande porta da música brasileira de qualidade se mostra real.

Michel Freidenson (arranjador e diretor musical) deu ao seu teclado e às flautas de Léa Freire (com direito a saboroso fraseado da flauta baixo) a responsabilidade de começar E o Palhaço Chorou (Mazar Terra e Luiz Milan), música que abre os trabalhos, Junto com eles vão os violinos de Luiz Amato e Esdras Rodrigues, a viola de violoncelo de Adriana Holtz.

O som resultante cria a beleza que deságua no doce cantar de Ana Lee. O chorinho de boa cepa segue brejeiro. O teclado toca notas de suave requinte. A cortina do naipe de cordas deságua na amplidão da boa música. Afinada que só ela, Ana Lee dá à melodia o valor que enriquece os versos de Milan e a harmonia de Mozar.

“Aminha máquina escreve letras sem pudor/ E frases perdidas entre a metafísica e o amor”, versos de Montparnasse (Plínio Cutaite Luiz Milan), traduzem o objetivo poético de Milan. Para cantá-los, Consiglia Latorre… Deus do céu! O que é a voz dela? Agudos límpidos, emoção à flor da pele, respiração impecável… O acordeom (Toninho Ferragucci) e o piano iniciam a canção quase frágil tamanha é sua delicadeza. O acordeom se destaca. O violão toca a harmonia, porém se faz protagonista num breve dedilhar de notas unissonas com o canto. O intermezzo de acordeom e violão, com o piano a fazer-lhes
cama, é especial.

Ana Lee inicia Mito (Luiz Milan e Ivan Miziara), uma das quatro músicas do CD para as quais Luiz Milan criou a melodia, não os versos. Mais uma vez, o arranjo de Freidenson usou cordas e teclado, além de baixo (Sylvinho Mazzucca), cuja pegada reforça a levada sem tirar lhe a suavidade, e bateria (Alex Duarte),
(quese vale dos pratos para acentuar a força dos versos, sem, no entanto, encobri-los. Tudo isso encarrega-se de vestir uma das mais belas canções do CD. Canção que parece feita para a voz de Ana Lee, pois, ao cantá-la transforma-a numa ode à paixão. O intermezzo de teclado e cordas é belo em sua
fortaleza. Ao retomar o canto, Ana Lee delicia-se com palavras; “Tens esta partitura/ Nas vértebras finas/ Tua música pura! Rima íntima”.

Outono (Luiz Milan e Michel Freidenson), um dos dois temas instrumentais do CD tem no sax soprano de Teco Cardoso o ponto de partida. O teclado o acompanha. As cordas também. Mais um belo arranjo de Michel. O acordeom de Ferragucci chega para aumentar a temperatura e o prazer de fazer da música fonte de deleite estético.

Instrumentistas, cantoras, compositores, arranjadores, um grupo coeso que só ratifica 2 excelência musical, instrumental, vocal e poética de um trabalho que abre a possibilidade demais um compositor se juntar ao time dos que fazem da música brasileira a mais rica e diversificada do mundo: Luiz Milan.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPBA.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Siga-me nas redes sociais

Categorias

Mais vistos

On Key

Related Posts

Dois Por Dois

CORREIO POPULAR Campinas, quarta-feira, 12 de agosto de 2020 Dois compositores, dois instrumentistas e uma cantora Preparem-se para notar a qualidade de um belo CD